domingo, 1 de novembro de 2009

Tarefa 2 - Comentário ao contributo de Aurora Marques

Olá!

Partindo do princípio orientador desta tarefa, que se centra na perspectiva que temos da biblioteca escolar que gerimos, sem esquecer o actual contexto de mudança em que a escola e as bibliotecas escolares estão envolvidas, constato que referes alguns indicadores que decorrem do mau funcionamento da biblioteca e da escola.
Concordo com a maioria dos indicadores, sobretudo com os que se referem à gestão da mudança, nomeadamente quando citas que “a mudança induz novas práticas: à valorização dos processos de gestão e ao papel da BE no centro da construção do conhecimento.”. É o que pretendemos alcançar com esta formação, trabalhar para que a biblioteca seja o centro da construção do conhecimento e proporcionar aos seus utilizadores os meios necessários para alcançarem o sucesso educativo. Esta mudança está a acontecer, cada vez mais a biblioteca tem o papel formativo que referes, tanto para professores como para alunos.
O Modelo de Auto-avaliação de Bibliotecas Escolares apresenta um referencial que nos possibilita reflectir e apontar caminhos para melhorar o seu desempenho, o que é bom. No entanto, ao proceder a essa avaliação também deparamos com falhas e quando tentamos colmatar algumas dessas falhas descobrimos a falta de apoios humanos e financeiros, que também referes.
Outra questão relevante com a qual estou inteiramente de acordo é com a “falta de tempo”, que nos é retirado pelo excesso de burocracia. Há, ainda, dificuldade na articulação da biblioteca com os docentes, de modo a que esta colabore no desenvolvimento do currículo e no sucesso educativo dos alunos. Estas situações desencadeiam outra, também referida: o desânimo do professor bibliotecário.
Resta-me dizer-te que podemos colmatar alguns problemas, é o caso do desconhecimento da biblioteca, por parte dos alunos, que referes; resolvi esse problema passando um power point, apresentando a biblioteca e o PNL, a todas as turmas da escola. Podes, também marcar a “semana da disciplina” na biblioteca, nos diferentes departamentos, sempre levas os professores a colaborarem na dinamização da biblioteca.
Só a recolha de evidências que provem que a biblioteca promove a leitura e que a leitura promove o sucesso escolar darão à biblioteca o lugar de destaque na escola, que ela merece.

Bom trabalho,

Fátima Pires

Sem comentários:

Enviar um comentário